Introdução ao Facebook Ads

Depois do artigo de introdução ao Facebook, onde demos conta da dimensão desta rede social e do seu potencial como ferramenta de comunicação e marketing, e depois do artigo onde fizemos uma introdução às Páginas do Facebook, uma funcionalidade da rede especialmente dirigida a empresas e negócios, no artigo de hoje vamos fazer uma pequena introdução aos anúncios no Facebook, também conhecido como Facebook Ads uma funcionalidade exclusiva das Páginas que permite dar grande visibilidade ao seu negócio na maior rede social do Mundo.

Hoje em dia, já se perdeu a conta às empresas com presença no Facebook, e o número de publicações de teor publicitário que diariamente são feitas, é proporcional ao número de empresas e negócios presentes. Se no feed de noticias surgissem todas as actualizações de todas as páginas que gostamos, deixaríamos de ver as publicações dos amigos, facto que, além de gerar uma má experiência, iria contra os próprios princípios daquilo que deve ser uma rede social. Por essa razão, Zuckerberg e companhia tiveram que tomar medidas ao longo dos tempos, que passaram pela diminuição drástica do alcance das publicações das Páginas, e hoje em dia, uma actualização do género, só chega ao feed de cerca de 5% da totalidade de fãs da página. Ou seja, pegando no exemplo de uma página que tem 10.000 Gostos, sempre que uma actualização é feita, ela só chega a cerca de 500 pessoas, valor que pode ser superior ou inferior a este número mediante vários factores (como o engajamento, por exemplo) que estão relacionados com o algoritmo do Facebook, mas nunca andará muito longe desse valor. Em contrapartida, foi criada e tem vindo a ser melhorada a plataforma de anúncios do Facebook, conhecida como Facebook Ads, e dentro dela, as Histórias Patrocinadas, que surgem no feed de notícias e na barra lateral direita (como exemplifica a imagem seguinte) mediante o pagamento de um orçamento publicitário.

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O Facebook Ads, é um sistema que disponibiliza diversas formas de fazer publicidade, e permite alcançar um público extremamente vasto, e altamente segmentado, por região, género, idade, interesses, formação académica, etc, com orçamentos para qualquer carteira e que podem ser previamente definidos (você é que escolhe quanto quer gastar por dia ou por mês).

Na Semântica prestámos serviços de Facebook Ads, temos grande experiência na activação, gestão profissional, análise de resultados e optimização de anúncios, e considerámos que é uma ferramenta que, tal como o Google Adwords, eleva qualquer negócio para outro patamar.

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Facebook Articles e a morte dos links

A morte dos links e dos sites, ou de como o Facebook, qual eucalipto que queima tudo à sua volta, dá mais um passo rumo à hegemonia com o lançamento de uma nova aplicação.

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Com o recente lançamento do Instant Articles, é possível publicar artigos/notícias de grande qualidade editorial directamente no Facebook.

Quem ganha com isso?
O utilizador, pois tem acesso a bom conteúdo sem ser reencaminhado para um site externo. O Facebook, pois faz com que o utilizador permaneça no site e tenha uma melhor experiência. E o autor do artigo, que além de um maior engajamento com o utilizador, também pode compensar a perda de visitas no site, com uma funcionalidade da aplicação que permite rentabilizar financeiramente o artigo.

E quem perde ?
Em último caso, e em jeito de profecia apocalíptica de muito longo prazo, são as empresas de desenvolvimento e alojamento de websites, que deixarão de ter tanto trabalho porque a sociedade estará cada vez mais congregada num único site:  o Facebook.

obs. É por estas e por outras que na Semântica considerámos que esta rede social é hoje um dos grandes pilares onde deve assentar uma estratégia de Marketing Digital e prestámos diversos serviços de Facebook Marketing.

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Introdução às Páginas do Facebook

As Páginas do Facebook são uma funcionalidade da rede social de Zuckerberg que dispensa muitas apresentações. Diferentes dos perfis pessoais que são dirigidos apenas a pessoas, as Páginas do Facebook são dirigidas a marcas, empresas, negócios, celebridades, associações, instituições, etc, e podem ser personalizadas com logótipos, imagens e banners, associados à empresa, pode ser inserida informação diversa como mapa de localização, endereço web, endereço telefónico e de correio electrónico, descrição de serviços prestados e/ou produtos comercializados, etc, e, tal como nos perfis pessoais, contém também uma secção (mural) onde é possível partilhar conteúdo em formato de texto, imagem, vídeo, links, etc, que posteriormente irá surgir no feed de notícias dos seguidores/fãs da página.

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No entanto, hoje em dia, com o crescimento do numero de empresas com presença nesta rede social, e com a concorrência para aparecer no feed de utilizadores/clientes/potenciais consumidores cada vez maior, o mais importante, além de se ter uma presença profissional e dinâmica, é realizar investimentos financeiros dirigidos à criação de anúncios publicitários na rede social (conhecidos como Facebook Ads), uma funcionalidade exclusiva das páginas que permite alcançar um grande público de uma forma altamente segmentada e mensurável, com orçamentos previamente definidos, e um ROI (retorno de investimento) potencialmente muito positivo.

Na Semântica prestámos serviços de Marketing no Facebook, nomeadamente, criação, gestão e dinamização de páginas do Facebook, e activação, gestão e optimização de anúncios no Facebook.

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Introdução ao Facebook

O Facebook é uma rede social que dispensa grandes apresentações. Fundada em 2004 por Mark Zuckerberg e alguns colegas de faculdade, é hoje a maior rede social do Mundo, contando com muitos milhões de utilizadores inscritos e activos na plataforma, e segundo alguns estudos, se fosse um País seria um dos mais populosos do Mundo.

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Estes números dizem tudo do potencial e da importância desta rede social como canal de comunicação para as marcas, que através da utilização profissional de recursos como as Páginas e/ou os Anúncios no Facebook (Facebook Ads), podem chegar a um grande número de potenciais consumidores em qualquer parte do Mundo, de forma altamente segmentada e com um investimento muito mais reduzido do que os canais de comunicação tradicional (televisão, rádio, imprensa escrita, etc). Por tudo isto, hoje em dia é cada vez mais fundamental para qualquer empresa ter uma presença profissional nesta rede social, de forma a conseguir criar um relacionamento com os seus consumidores e alcançar novos públicos.

Em Portugal são cerca de 5 milhões o número de pessoas inscritas no Facebook, e na Semântica, consideramos que uma presença forte e profissional nesta rede social, é uma grande mais valia para a sua empresa, pois este é também um dos pilares onde assenta uma estratégia de Marketing Digital de sucesso.

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O que é o Marketing de Afiliados ?

O Marketing de Afiliados é uma estratégia de Marketing Digital avançada e é também uma das melhores formas de impulsionar vendas de produtos e/ou serviços online. De uma forma muito resumida, o Marketing de Afiliados consiste em dar uma recompensa financeira (percentagem de venda) a administradores de sites que pretendam promover os seus produtos e/ou serviços. Neste processo, normalmente, existem três pilares fundamentais:

Anunciante – é a empresa que tem um produto e/ou serviço para comercializar, e está disposta a ceder uma comissão de venda a quem os pretenda promover (normalmente, administradores de outros sites e blogs).

Afiliado – regra geral são administradores de todo o tipo de sites e blogs que pretendem rentabilizar os espaços publicitários dos seus projectos.

Plataforma de afiliados – é a empresa que além de fazer a ponte entre os anunciantes e os afiliados, também faz a gestão de todas as operações, cedendo toda a tecnologia e conhecimento de forma a que possa ser feito o acompanhamento das estatísticas de vendas, pagamento de comissões, etc.

Em termos práticos, o Marketing de Afiliados funciona da seguinte maneira:

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Com a implementação de uma campanha de Marketing de Afiliados a sua empresa tem uma porta aberta para centenas de administradores de sites, lojas e blogs, muitos deles potenciais comerciantes dos seus produtos e/ou serviços. Este tipo de estratégia de Marketing Digital é hoje em dia utilizado por grandes empresas de todo o Mundo, e envolve um risco de investimento praticamente nulo, pois como anunciante, a empresa só paga uma comissão aos afiliados quando uma venda é efectuada.

Na Semântica temos muita a experiência e conhecimentos para o auxiliar da melhor forma na implementação de uma campanha de Marketing de Afiliados.

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O que é o Google Adwords ?

O Google Adwords é o sistema de publicidade da Google e, a par da optimização de sites (SEO), é um dos pilares onde assenta uma boa estratégia de marketing para os motores de busca (SEM). No artigo de hoje vamos fazer uma pequena introdução a este sistema. Fique connosco.

Quando efectuamos uma pesquisa no Google, surgem dois tipos de resultados: os orgânicos, e os patrocinados. Confira a seguinte imagem que ilustra a diferença:

Os Resultados Orgânicos (a vermelho na imagem) são aqueles que são classificados como relevantes pelo algoritmo do Google para a pesquisa que está a ser efectuada (poderá ler mais sobre esse assunto no nosso artigo sobre SEO).

Os Resultados Patrocinados (a azul na imagem) são os que estão relacionados com o tema de hoje, o sistema de publicidade da Google, também conhecido como Google Adwords, e para aparecer nessa secção, é necessário ter disponível um orçamento para publicidade que se baseia num sistema de custo por clique (CPC). Passamos a explicar:

Pegando no exemplo de uma empresa que vende computadores, o gestor de uma campanha Google Adwords o que vai fazer é informar na plataforma de gestão de anúncios que pretende que o site dessa empresa surja na secção de Resultados Patrocinados sempre que alguém pesquisar palavras chave como “computadores”, “comprar computadores”, etc. Após aprovado o anúncio, o site da empresa começa então a surgir na referida secção sempre que alguém pesquisar pelas palavras chave alvo previamente determinadas, e quando alguém clicar no anúncio da empresa, será debitado um valor que tem por base um leilão entre todos os sites que estão a anunciar para essas palavras chave.

O Google Adwords é uma excelente forma de, a baixo custo e com orçamentos previamente definidos, gerar tráfego altamente segmentado para o site da sua empresa, e é uma ferramenta de publicidade que proporciona elevadas taxas de ROI (retorno de investimento), pois o site da sua empresa só surge no topo das pesquisas quando um potencial consumidor pesquisa por palavras chave relacionadas com os produtos/serviços que a sua empresa comercializa, e só irá ser debitado algum valor ao seu orçamento quando um utilizador clicar na ligação para o seu site, o que significa que existe um potencial interesse de compra dos serviços/produtos que a sua empresa comercializa.

Aparentemente simples, o sistema de publicidade da Google envolve diversos factores que devem ser optimizados de forma a melhorar a performance dos anúncios e dessa forma alcançar melhores resultados.

Na Semântica, prestámos serviços Google Adwords, nomeadamente, activação, gestão e optimização de anúncios.

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O que é o SEO ?

SEO (optimização de sites para os motores de busca) é o conjunto de técnicas que tem por objectivo colocar um determinado site no topo dos resultados das pesquisas do Google, e, a par do sistema de publicidade Google Adwords, é um dos pilares onde assenta uma estratégia de marketing para os motores de busca (SEM).

Quando efectuamos uma pesquisa no Google, surgem dois tipos de resultados: os orgânicos, e os patrocinados. Confira a seguinte imagem que ilustra a diferença:

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Os resultados patrocinados (a azul na imagem), são aqueles que requerem um investimento financeiro em publicidade na plataforma de anúncios da Google, o Google Adwords.

Os resultados orgânicos (a vermelho na imagem) são os que estão relacionados com o tema de hoje, o SEO, e ao contrário do Google Adwords, não requerem investimento publicitário pois são aqueles que são considerados relevantes pelo motor de busca da Google para uma determinada pesquisa. Passamos a explicar:

O motor de busca da Google tem um algoritmo que, a cada pesquisa efectuada, ordena os sites que considera mais relevantes para a pesquisa em questão. Pegando no exemplo de uma empresa que vende computadores, o que acontece é o seguinte: sempre que alguém pesquisa por “computadores”, “comprar computadores”, etc. o Google classifica as páginas com conteúdo sobre esse assunto de acordo com aquelas que considera ser as mais relevantes para o utilizador. O objectivo do SEO é ajudar a que o motor de busca da Google considere que um site é relevante para uma determinada pesquisa.

A optimização de um site para os motores de busca (SEO) é um trabalho complexo que envolve diversos factores internos e externos ao site,  e deve ser efectuado de forma permanente, de forma a que no médio prazo um site consiga surgir no topo dos resultados orgânicos, garantindo assim muitas visitas altamente qualificadas e a custo zero.

Na Semântica temos muita experiência e prestámos serviços de SEO de forma profissional e permanente.

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O que é o SEM ?

O SEM (marketing nos motores de busca) é o nome dado ao conjunto de técnicas e estratégias de Marketing Digital utilizadas nos motores de busca (não sei o que é um motor de busca) com vista a colocar o site de uma empresa no topo das pesquisas para uma ou várias palavras chave. O mais conhecido e utilizado motor de busca em todo o Mundo é o da Google, e uma estratégia de SEM deve focar-se sobretudo nesta ferramenta da gigante americana, pois ela é utilizada por cerca de 90% da população mundial para pesquisas na Internet.

O SEM para o Google assenta no desenvolvimento de um trabalho de SEO (optimização para os motores de busca) e de activação de anúncios no Google Adwords (publicidade no Google). Confira a seguinte imagem:

Para melhor explicar a utilidade do SEM, tomemos como exemplo uma empresa que vende computadores. Através da activação de uma campanha no Google Adwords e da implementação de técnicas de SEO, faz-se com que o site de uma empresa apareça no topo das pesquisas do Google sempre que um utilizador pesquisar por termos como “computadores”, “comprar computadores”, etc. Dessa forma, consegue-se gerar tráfego altamente segmentado para o site da empresa, e como consequência disso, consegue-se também aumentar o volume de negócios.

Na Semântica prestámos serviços de SEM e através do desenvolvimento de uma estratégia integrada conseguimos garantir mais visitas qualificadas para o site da sua empresa no motor de pesquisa da Google, e, consequentemente, mais negócios.

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