O que é o Google Adwords ? Comentários fechados em O que é o Google Adwords ?

O Google Adwords é o sistema de publicidade da Google e, a par da optimização de sites (SEO), é um dos pilares onde assenta uma boa estratégia de marketing para os motores de busca (SEM). No artigo de hoje vamos fazer uma pequena introdução a este sistema. Fique connosco.

Quando efectuamos uma pesquisa no Google, surgem dois tipos de resultados: os orgânicos, e os patrocinados. Confira a seguinte imagem que ilustra a diferença:

Os Resultados Orgânicos (a vermelho na imagem) são aqueles que são classificados como relevantes pelo algoritmo do Google para a pesquisa que está a ser efectuada (poderá ler mais sobre esse assunto no nosso artigo sobre SEO).

Os Resultados Patrocinados (a azul na imagem) são os que estão relacionados com o tema de hoje, o sistema de publicidade da Google, também conhecido como Google Adwords, e para aparecer nessa secção, é necessário ter disponível um orçamento para publicidade que se baseia num sistema de custo por clique (CPC). Passamos a explicar:

Pegando no exemplo de uma empresa que vende computadores, o gestor de uma campanha Google Adwords o que vai fazer é informar na plataforma de gestão de anúncios que pretende que o site dessa empresa surja na secção de Resultados Patrocinados sempre que alguém pesquisar palavras chave como “computadores”, “comprar computadores”, etc. Após aprovado o anúncio, o site da empresa começa então a surgir na referida secção sempre que alguém pesquisar pelas palavras chave alvo previamente determinadas, e quando alguém clicar no anúncio da empresa, será debitado um valor que tem por base um leilão entre todos os sites que estão a anunciar para essas palavras chave.

O Google Adwords é uma excelente forma de, a baixo custo e com orçamentos previamente definidos, gerar tráfego altamente segmentado para o site da sua empresa, e é uma ferramenta de publicidade que proporciona elevadas taxas de ROI (retorno de investimento), pois o site da sua empresa só surge no topo das pesquisas quando um potencial consumidor pesquisa por palavras chave relacionadas com os produtos/serviços que a sua empresa comercializa, e só irá ser debitado algum valor ao seu orçamento quando um utilizador clicar na ligação para o seu site, o que significa que existe um potencial interesse de compra dos serviços/produtos que a sua empresa comercializa.

Aparentemente simples, o sistema de publicidade da Google envolve diversos factores que devem ser optimizados de forma a melhorar a performance dos anúncios e dessa forma alcançar melhores resultados.

Na Semântica, prestámos serviços Google Adwords, nomeadamente, activação, gestão e optimização de anúncios.

Contacte-nos para mais informações.

Previous ArticleNext Article